O livro
Formação docente: tendências, saberes e práticas é o resultado de múltiplos
olhares sobre a formação de professores nos seus diferentes níveis e focagens
em que são revisitados e recriados conteúdos da maior relevância, numa perspectiva
de futuro mas com as raízes num passado, mais ou menos distante, que tem sido
estudado, praticado, pesquisado e experienciado pelos seus autores.
A construção inerente à ação de formar professores/educadores e formadores de
formadores, profissionais da educação com identidades individuais e coletivas
assumidas, com saberes e saberes-fazer próprios e específicos, com modos de ser
e de comunicar pessoalizados, atravessa todos os capítulos deste livro.
A sua leitura atenta permite ver claramente que os autores, incidindo sobre
diferentes temas, passam em revista as suas práticas formativas e
investigativas e as suas proposições teóricas à luz de novas propostas
epistemológicas e de paradigmas mais inovadores e de maior complexidade e
densidade. Sustentam essas proposições nas suas pesquisas e gostariam que elas
servissem de fundamentação à sua - e à dos outros - ação docente, quer ao nível
da educação infantil, do ensino fundamental e médio, quer ao nível da educação
superior, nível este em que ocorre, de forma mais específica, a formação de
educadores e professores que, por sua vez, terão a nobre missão de educar
cidadãos esclarecidos, cultos, atuantes e responsáveis.
Uma vez que a educação é um bem universal, embora contextualizado, foi desejo das organizadoras integrarem textos de autores estrangeiros, nomeadamente portugueses com os quais contataram a propósito das suas pesquisas.
Foi lançado na semana com a temática “Desenvolvimento Profissional Docente: debates e análises reflexivas”, em União da Vitória, no XIII Encontro Científico Pedagógico e X Simpósio de Educação, organizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Uma vez que a educação é um bem universal, embora contextualizado, foi desejo das organizadoras integrarem textos de autores estrangeiros, nomeadamente portugueses com os quais contataram a propósito das suas pesquisas.
Foi lançado na semana com a temática “Desenvolvimento Profissional Docente: debates e análises reflexivas”, em União da Vitória, no XIII Encontro Científico Pedagógico e X Simpósio de Educação, organizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Na quarta-feira (21 de junho), além do lançamento deste livro,
aconteceu a mesa temática “As condições de trabalho docente: repercussões para
a saúde e profissionalização do educador”, na qual a Profa. Egeslaine de Nez,
pesquisadora do GEU/UNEMAT/UFMT participou.
Site do evento:
http://fafiuv.br/detalhe.php?ler=1308
Vídeo sobre o Evento:
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vZpYFzC37F4&authuser=1
Vídeo sobre o Evento: