sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Memórias: Reunião do dia 27 de agosto de 2020.

1.  Avisos gerais; Ralf fez a introdução e os avisos;

2.  Profa. Maria Edgleuma de Andrade - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); Relatou sobre sua vida docente, falou sobre os documentos homologados na universidade sobre a pandemia, onde as aulas foram suspensas. A universidade esteve em greve onde o ano letivo de 2019/2 ainda estava em andamento. O ensino remoto não foi um problema, mas houve dificuldade em acesso as mídias, conectividade de internet muito ruim, com alunos carentes. Houve resoluções dos problemas com as plataformas, no whatsapp, a mesma mandava áudios e atividades para seus alunos, para inclusão dos mesmos nas aulas. Algumas disciplinas não adoram o ensino remoto. Foi encaminhado aos alunos da pós um formulário para a escolha de forma remota ou suspensão as aulas, foi feita uma reunião com os docentes, assim chegou a conclusão de que seria de forma remota em redes acessíveis a todos. Houve mudança de metodologia de ensino. A maioria da comunidade acadêmica que envolvia a graduação era contra o ensino remoto com medo de se concretizar o ensino.  A universidade disponibilizou edital de inclusão, com valores por 2 meses para compra de equipamentos digitais e acesso a internet de qualidade. Existe uma diretoria de inclusão dentro da universidade, com interpretes para alunos com deficiência. Em 13/08 a resolução de inicio de semestre letivo de 2020/1 com atividades remotas, os docentes estão tendo formações sobre planejamento, questões jurídicas, para dar inicio as aulas. As aulas práticas como estagio, ficaram por conta de cada faculdade e coordenação, onde as mesmas foram contra o ensino remoto das aulas práticas. Os alunos com dificuldades de acesso podem solicitar ensino especial e também podem trancar as disciplinas sem prejuízos.

 3.  Profa. Andréia da Silva Quintanilha Sousa - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Laboratório de Políticas Públicas Educacionais- LAPPE - UFRN) – Relatou sobre o projeto suplementar de ensino, que foi instituído pelo laboratório que ministra aulas e coordena, organizaram vídeos aulas, era postado em plataforma online para os alunos plataforma em redes, nas sexta feiras tinha uma interação dos professores e alunos, com link de informações, artigos e atividades, perguntas. A plataforma tem controle de frequência para emissão de certificado, assim seria possível contagem para atividades complementares. A universidade daria inicio as aulas do semestre letivo de 2020/1 em sistemas acadêmico.  

4. Link de divulgação: https://www.youtube.com/channel/UC14QLLAAw-X5gDS9uFM-6Ug?reload=9&view_as=subscriber.

 5. Convidadas: Marly Augusta Lopes de Magalhães da UFMT - Curso de Letras, Joyce Laura da Silva Gonçalves da UFMT - Curso de Licenciatura em Química.

 6. Encerramento; Foi aberto para discussões, contribuições e relatos de vivência sobre a pandemia em suas respectivas universidades.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui se comentário, após análise de um de nossos moderadores/administradores do blog, seu texto será postado.